Domingo, 20 de Abril de 2008

RUI RIO é o futuro!

Por vezes tem-se razão antes de tempo!

Isto a propósito da actual situação no PSD, após a publicitada retirada - estratégica ? - de Luís Filipe Menezes .

É que já em 22.2.2008 escrevi  neste blog e cito " Mas que se passa neste PSD? Que imagem pretendem passar ? Que oferece a actual liderança aos seus militantes?

Confiança? Não!

Esperança? Ainda menos!

O que oferece é confusão, insensatez, falta de visão estratégica, omissão de ideias , um achincalhar do passado e de todos aqueles que estiveram em muitas lutas pelos sucessos do partido e , assim , de todos os seus militantes e simpatizantes".

Finalmente, LFM acordou para a realidade. O País  não o quer  e muito menos para 1º Ministro.

O PSD com ele estiola, afunda-se. Por falta de um projecto, por falta de capacidade liderança, por falta de carisma!

E não se queixe  o próprio de terceiros, numa lógica de vitimização, muito a seu gosto. A situação actual s ó a si próprio se deve.

Não podemos esquecer que foi ele próprio que inaugurou um estilo na forma de chegar ao poder. Começa por se criticar o líder   eleito, de preferência tendo como palco os mass media. Congregam-se os descontentes e inicia-se o golpe de estado. E neste existem mandantes e mandatários. Diz o próprio que foi isto que lhe aconteceu.

Mas não foi isto que LFM fez relativamente ao líder eleito, com um invulgar percurso politico, conhecedor profundo do PSD e que sempre procurou para o Partido e , assim, também para o pa s o melhor que podia e sabia.

 

Portanto, LFM apenas provou o veneno que ele próprio criou. Ou, como diz o nosso povo "quem com ferros mata, com ferros morre"!

 

A passagem de 6 meses pela Presidência do Partido fica marcada um um conjunto de erros. E consideramos como erros essenciais  o facto de  LFM e a sua Comissão Politica se preocuparem em encontrar no interior do PSD  "inimigos" que , assim, justificariam o seu fracasso,  bem como pela sua obsessão por questões de administrativas internas.

 

Ora, o  seu fracasso assentou sempre na inexistência de um projecto para o pa s , na tentativa de ganhar votos em áreas do eleitorado ligadas a uma esquerda radical, na falta de credibilização perante os cidadãos, de que é exemplo o rompimento de compromissos anteriormente  assumidos pelo Partido. Nada tem a ver com meia dúzia de críticos ouvidos na comunicação social.

Fosse esta Direcção capaz de galvanizar o Partido e os ditos críticos seriam abafados.

Fosse esta Direcção capaz de deixar ao País uma mensagem de esperança  para o futuro e os críticos se calariam. Mas nada disto sucedeu!

Que interessa ao País  propor uma nova  revisão constitucional, quando outras questões mais importantes como o desemprego justificariam uma intervenção clara do maior Partido da oposição?

 

Que interessa ao País que a cor base do PSD passasse de laranja para azul, quando este governo aposta numa visão financeiro e de luta contra um défice, mas sem qualquer visão económica que potencie desenvolvimento económico e riqueza?

 

Que interessam ao País   as novas regras do Partido em termos de quotas ou de transferência de militantes , quando os cidadãos pretendem saber se o PSD está em condições de canalizar para si próprio o descontentamento crescente contra a politica socialista que nos atormenta ?

 

Bom, o que assistimos durante 6 meses - 6 longos meses - por parte desta Comissão Politica e do seu Presidente , LFM , foi a criação de tensões dentro do Partido, sem qualquer efeito positivo para o exterior, arriscando este partido, que muito deu ao País , a desagregar-se por falta de objectivos, de discussão de ideias .

 

Portanto, estamos satisfeitos que LFM   tenha anunciado a marcação de eleições e que se retirava, não se recandidatando .

Já agora esperamos sinceramente que, ao menos por uma vez, LFM não altere a sua vontade e não se desdiga. Para bem de todos nós  e de Portugal.

 

É que , com a sua saída, o PSD tem condições para eleger alguém que unifique o Partido, que relance o combate politico com o principal adversário, o PS. Que demonstre a Portugal, até pelo exemplo que já deu anteriormente, capacidade para ser 1º Ministro de Portugal.

Alguém que , ultrapassando a lógica dos pequenos poderes, confira ao PSD a dimensão nacional que já teve e seguramente voltará a ter, pois a democracia portuguesa necessita de um PSD forte e unido.

Por mim, gostaria de ver RUI RIO na presidência do PSD. Que melhor forma de honrar o seu Porto do que ser 1º Ministro deste nosso Portugal?

Mas para isso terá que se candidatar. Que o faça! Nos desejamo-lo!  O País exige-o!

 

Quanto a LFM , apetece-me dizer-lhe aquilo que alguém da sua Comissão Politica disse para António Capucho " agradecemos-lhe todo o seu  trabalho"!

 

 

 

 

publicado por pracana às 11:06
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De homoclinica a 20 de Abril de 2008 às 17:34
"Que interessa ao País que a cor base do PSD passasse de laranja para azul, quando este governo aposta numa visão financeiro e de luta contra um défice, mas sem qualquer visão económica que potencie desenvolvimento económico e riqueza?"

Muito bem! É isso mesmo!
De Kermit a 21 de Abril de 2008 às 12:09
De facto Rio tem impoluta imagem de seriedade e rigor. È um perfil que faz falta nos órgãos de estado. Se assumir o cargo, ter que claramente definir uma estratégia que não se esgote com uma eventual derrota de 2009. E então bastar-lhe-á que o PS perca a maioria absoluta para continuar a ter apoio interno, para os combates seguintes. Acredito que Rio avance. Até porque dessa forma afasta-se de um combate com Elisa Ferreira para a câmara do Porto, que não está isenta de risco. Seria assim uma opção ao mesmo tempo arrojada e prudente.
De pracana a 21 de Abril de 2008 às 22:23
Afinal haverá que aguardar. Manuela Ferreira Leite será muito provavelmente candidata , por auto-exclusão de Rio.
Será uma candidata de maior consenso. E se ganhar também nisto o PSD será diferente. Será a primeira Mulher em Portugal à frente de um Partido Politico.

Comentar post

.pesquisar

 

.Abril 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30

.posts recentes

. E o "25 de Abril" também ...

. Natal de outrora!

. Passagem para a "outra ma...

. Uma passagem pedonal em Q...

. Bastonário , procura-se!

. Oeiras ou a Imaginação ao...

. Dr. Lopes da Mota, DEMIT...

. Comemorar o 35 de Abril?

. RAMALHO EANES: coerência ...

. A HONRA OU A VIDA?

.arquivos

. Abril 2010

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds